Fonte da imagem: https://br.freepik.com/fotos-premium/praca-da-apoteose-no-rio-de-janeiro-brasil_5645438.htm

A proposta do Brasilicast é levar informações, curiosidades ou análises sobre a cultura, folclore e histórias brasileiras com posts mensais na primeira segunda-feira. O 7° episódio traz um top 5 pessoal dos melhores enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro para 2020.

Neste início é muito importante receber feedbacks, como elogios, críticas e sugestões para melhorar os conteúdos, linguagem ou formato. Estou super aberto para recebê-los!

Para ouvir o podcast, é só apertar o play logo abaixo. Espero que goste! 😉

FICHA TÉCNICA – BRASILICAST
Daniel Walassy (Apresentação/ Roteiro/ Edição de som);
Dani Ramaianne (Design Gráfico/ Voz nas vinhetas).

Siga também o perfil Brasilicast na(s) plataforma(s) de áudio de sua preferência. É só escolher e clicar abaixo:

Aproveite também para ler minha opinião sobre os outros enredos que completam o ranking pessoal, além dos links das sinopses de todas as escolas do grupo especial logo abaixo 😉

OUTROS ENREDOS QUE COMPLETAM O RANKING:

6º TUIUTI – “O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião” (5 estrelas): Diferentemente da Tijuca que se apoiou na rigidez do formato, a Tuiuti aproveitou o formato de setores para adequá-lo a seu enredo, escrito por João Gustavo Melo. A história de Dom Sebastião foi dividida em capítulos como uma epopeia, permitindo maior liberdade artística para os compositores e o carnavalesco João Vítor Araújo. A linguagem da sinopse é bem acessível, tem o tom certo de lirismo e consegue mostrar as diferentes facetas de Sebastião: o rei de Portugal, o herói messiânico, a entidade da encantaria, o homenageado em Canudos e o santo do Rio de Janeiro. Tudo isso são pontos fortes que contribuem para o desenvolvimento de um grande enredo.

7º SALGUEIRO – “O Rei Negro do Picadeiro” (4 estrelas): Alex de Souza escolheu contar a história de vida de Benjamin de Oliveira como enredo. Essa escolha de certa forma é um resgate ao estilo clássico do Salgueiro de exaltar figuras negras da história do Brasil em seus carnavais. A sinopse é narrada em 1ª pessoa, trazendo muito mais pessoalidade à vida do primeiro palhaço negro e criador do circo-teatro no Brasil. Destacam-se a resistência de Benjamin aos controle de pessoas má-intencionadas e a persistência em viver sua liberdade de forma plena. O circo foi o caminho encontrado para realizar seus sonhos e ser um homem livre. Os pontos fortes da sinopse são seu tamanho curto e linguagem acessível. Ponto fraco é a revisão no texto, pois tiveram alguns momentos em que as ideias ficaram atropeladas.

8º SÃO CLEMENTE – “O Conto do Vigário” (4 estrelas): Escrita pelo carnavalesco Jorge Luiz Silveira, a sinopse conta as diferentes situações de malandragem. Começa explicando o surgimento da expressão popular “Caiu no conto do vigário”, passa pelos truques e golpes famosos da história do Brasil, faz críticas aos discursos políticos e um alerta para a troca de ilusões por coisas sem grande valor. Os pontos fortes da sinopse são o teor cômico e a linguagem acessível ao leitor. O enredo contém um narrador, como um contador de causos, construído na simplicidade.

9º BEIJA-FLOR – “Se essa rua fosse minha” (3 estrelas): Alexandre Louzada e Cid Carvalho, com essa sinopse, construíram o enredo baseado no tema rua, mas que também pode ser estendido a rotas ou estradas em diferentes sentidos. O enredo começa com o tom religioso e pede licença às entidades, passa pela história das rotas das navegações e a importância de ruas nas cidades em diferentes tempos até chegar aos caminhos do futuro, lúdicos e lendários. Ao ler a sinopse, senti que o enredo só completará seu real sentido ao passar na Sapucaí. Os pontos fracos foram a falta de clareza e o atropelamento de ideias em alguns momentos da sinopse.

10º VILA ISABEL – “Gigante pela própria Natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil” (3 estrelas): Edson Pereira, Clark Mangabeira e Victor Marques tiveram o grande desafio de construir uma sinopse que conseguisse contar Brasília em forma de enredo. Eles optaram em seguir um caminho mais lúdico, transformando Brasil e Brasília em índios irmãos. Eles também usaram a licença poética para deixar dúvida no leitor: será uma lenda, um sonho ou uma profecia? E aí toda a história de Brasília é contada nesse pano de fundo e centrada nos povos amarelos, pretos, das minas, das águas e nos candangos. Na minha opinião, o caminho percorrido pelos autores, apesar de poético, serviu apenas como tentativa de causar maior empatia nos leitores com a história de Brasília. É uma sinopse que possibilita belas imagens visuais e irá ajudar o carnavalesco a construir a estética do desfile. Pontos fracos, a meu ver, foram a extensão da sinopse e o grande teor descritivo.

11º TIJUCA – “Onde moram os sonhos” (3 estrelas): O carnavalesco Paulo Barros, juntamente com Isabel Azevedo, Ana Trindade e Simone Martins escreveram a sinopse da escola que tem como tema Arquitetura. O texto tem uma linguagem bem acessível que é seu ponto forte, mas os pontos fracos são a pouca inspiração e muita rigidez no formato. Fica claro o que o desfile mostrará: a história da arquitetura mundial em diferentes civilizações, a importância de arquitetos e determinados projetos ao longo dos séculos e a projeção de um futuro sustentável, usando o Rio de Janeiro como cidade-modelo. Esse é o estilo mais Barros de se construir enredo. Acredito que os compositores terão um trabalho pra evitar que o samba fique tão “quadrado” quanto a sinopse.

12º ESTÁCIO – “Pedra” (3 estrelas): A renomada carnavalesca Rosa Magalhães desenvolverá um enredo sobre Pedra. O enredo começa com a importância da pedra para o ser humano, a exploração das terras em busca de minérios e metais preciosos, passa por relatos de poetas mineiros como Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa sobre a rochosa Minas Gerais, Serra dos Carajás também está presente e se encerra com as cidades. Quanto à sinopse, senti que faltou um elo maior entre as informações que ela conseguiu coletar e um pouco mais de detalhamento de pesquisa que sempre foi uma de suas marcas. A linguagem é acessível, mas faltou ânimo na escrita quando li a sinopse. Espero que o ânimo possa ser outro no desenvolvimento do enredo na Sapucaí.

13º UNIÃO DA ILHA – “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: salve-se quem puder” (Sem Avaliação): A comissão de carnaval preferiu não lançar sinopse, deixando a responsabilidade do desenvolvimento nas mãos dos compositores. Optei em não dar nota conceitual ao enredo, mas posso dar uma opinião: acho que poderiam pelo menos a partir do título delimitar mais o enredo. Do jeito que está, ficou pouco claro. Mas vou confiar no talento da comunidade da Ilha.

LINKS PARA SINOPSES DE 2020:

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/estacao-primeira-de-mangueira/2020/ (Mangueira)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-do-viradouro/2020/ (Viradouro)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-de-vila-isabel/2020/ (Vila Isabel)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/portela/2020/ (Portela)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/academicos-do-salgueiro/2020/ (Salgueiro)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/mocidade-independente-de-padre-miguel/2020/ (Mocidade)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-da-tijuca/2020/ (Tijuca)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/paraiso-do-tuiuti/2020/ (Tuiuti)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/academicos-do-grande-rio/2020/ (Grande Rio)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/beija-flor-de-nilopolis/2020/ (Beija-Flor)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/sao-clemente/2020/ (São Clemente)

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/estacio-de-sa/2020/ (Estácio)